sábado, 17 de setembro de 2011

Aula cidadã esclarecerá alunos sobre piso salarial do professor

Os alunos das escolas públicas do Brasil terão, nos dois últimos horários de cada período, um professor ensinando sobre Piso Salarial, Carreira e 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação.

DA CNTE
O piso salarial dos professores é uma vitória conquistada após anos de luta. Além da batalha pelo estabelecimento de um valor mínimo nacional para todos os professores da educação básica, há outras preocupações pelas quais a categoria se envolve. A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e um Plano de Carreira que valorize os educadores fazem parte da pauta de reivindicações. Esses assuntos serão apresentados aula cidadã nesta sexta-feira (16).

Professores querem envolver alunos na luta pela melhoria na qualidade do ensino.

Os alunos das escolas públicas do Brasil terão, nos dois últimos horários de cada período, um professor ensinando sobre Piso Salarial, Carreira e 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Para facilitar o debate dentro das salas de aula, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) disponibilizou em seu site (cnte.org.br) um Plano de Aula com subsídios para o desenvolvimento das explanações. Cada entidade preparou seus representantes para ministrar a aula em suas cidades.
Os sindicatos filiados à CNTE também irão entregar aos governadores, prefeitos e autoridades de educação um abaixo-assinado pelo Piso, Carreira e PNE. As assinaturas foram colhidas em toda a comunidade nas diversas localidades do país.
“Vamos cobrar que os prefeitos e governadores paguem o piso completamente. A lei já foi reconhecida como plenamente constitucional. É hora de eles pararem de postergarem a implementação efetiva da Lei”, ressaltou o presidente da CNTE, Roberto Leão.
10% do PIB.
Também neste dia será lançada a Mostra Nacional dos Estudantes sobre o porquê de 10% do PIB para uma educação de qualidade, onde os participantes poderão inscrever desenhos, redações, poemas, cordéis ou outras formas de expressões culturais e literárias sobre o tema.
O período da Mostra vai de 16 de setembro a 15 de outubro. Quem vencer terá a possibilidade de acompanhar a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade, que a CNTE promoverá no dia 26 de outubro, em Brasília.
O objetivo do concurso, segundo o professor Leão, é fazer com que a discussão sobre o financiamento da educação alcance o maior número de pessoas e que seja abordada nas mais diferentes formas de expressão. “Queremos que a discussão dos 10% do PIB para a educação atinja todo mundo no país e que seja uma luta de todo mundo e não apenas dos trabalhadores de educação”.
Os trabalhos inscritos no concurso serão expostos, no dia da Marcha, em um varal em frente ao Congresso Nacional.

Fonte: Blog da UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário