terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EM DEFESA DO TRASNPORTE PÚBLICO, MOBILIZAÇÕES EM BLUMENAU CONTINUAM

Com ato programado para o próximo dia 27, estudantes que realizam manifestações contra o aumento da passagem em Blumenau afirmam que ação da prefeitura e do Consórcio Siga foi estratégica, prometendo intensificar ainda mais as mobilizações
Em protesto aos valores abusivos do reajuste proposto à população blumenauense com a nova tarifa de 3,43, os estudantes ocuparam as ruas, interditaram terminais de ônibus da região e conseguiram apoio de trabalhadores contra a exploração no município. A proposta inicial colocaria o sistema de transporte público no topo da lista dos mais caros, o que depois de forte pressão dos manifestantes, estabeleceu na última sexta-feira (10) para 2,90.
Para Lucas Eduardo, presidente da União Blumenauense dos Estudantes (UBE), a ação do prefeito foi estratégica para conter a indignação dos cidadãos do município. “Essa foi uma jogada muito óbvia, fazendo um reajuste menor na tentativa de reprimir as manifestações. Estamos todos indignados, inclusive os trabalhadores que no seu dia a dia não tem acesso a um transporte de qualidade”, afirma.
Como conta o presidente da entidade secundarista, a população de Blumenau não está satisfeita com o ajuste, pois diante de um transporte precário, em que os ônibus estão depredados, alguns até com goteiras, só resta aos estudantes e trabalhadores reivindicar seus direitos diante do descaso. Persistentes nas pautas defendidas, os manifestantes, mesmo com aumento reduzido, na última terça-feira (15) se reuniram em frente à prefeitura em mais um ato, quando eles lavaram parte da sede com água e sabão.
NOVOS DEBATES E MAIS MOBILIZAÇÃO
Conforme informado pelo presidente da UBE, o próximo já tem data marcada para o próximo dia 27, além de promover no dia 6 de março, junto a outros DCEs amplo debate sobre mobilidade urbana para o município. “Precisamos discutir com toda a população os problemas de mobilidade urbana de Blumenau, assunto novo e que é extremamente necessário para firmarmos ainda mais nossas bandeiras em defesa do transporte”, completa.
Fonte: Blog da UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário