Alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Terceiro de Farias, no Bairro José Walter, em Fortaleza, se uniram para pedir por democracia na instituição. Eles alegam que estão sendo perseguidos e sofrem com o autoritarismo da direção do colégio
Após manifestação realizada na última semana, quando todos se reuniram para dar um abraço simbólico na escola, a Secretaria de Educação do Estado mandou um interventor e exonerou o diretor do colégio. O objetivo da manifestação agora é garantir a eleição direta que deverá compor a nova direção.
ENTENDA O CASO
Na última semana estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Terceiro de Farias fizeram uma manifestação contra a atual direção da escola. Eles denunciaram postura autoritária e perseguição dos gestores. Os alunos se amordaçam e se ajoelharam diante da escola. Juntos, abraçaram simbolicamente o prédio da instituição.
Os alunos colheram mais de 500 assinaturas pedindo mudança na direção da escola, e entregaram à Secretaria de Educação que, junto com a Superintendência de Escolas Estadual de Fortaleza, está acompanhando o caso.
ENTIDADES APOIAM INICIATIVA
Após a repercussão da manifestação dos alunos, entidades ligadas ao movimento estudantil divulgaram nota de apoio à iniciativa. O documento reforça a importância da educação de qualidade e o protagonismo do movimento estudantil diante questões relevantes. Leia a seguir a íntegra da nota:
Por Democracia e respeito nas escolas!
Nota de apoio aos Estudantes da EEM Otávio Terceiro de Farias
Nota de apoio aos Estudantes da EEM Otávio Terceiro de Farias
“Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis…”
(Legião Urbana)
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis…”
(Legião Urbana)
A escola pública deve ser um espaço agradável, livre de preconceitos e, acima de tudo, democrático. Mas não é esta a realidade encontrada em muitos ambientes escolares no Ceará e no Brasil inteiro. Ao entrar em diversas escolas nos deparamos com situações que fazem do ambiente, ao invés de um espaço de transformação e aprendizado, um mero espelho da realidade social na qual infelizmente vivemos. Vemos prédios cheios de grades que mais se parecem com prisões, estudantes tratados como presidiários cercados por “regras disciplinares” e gestores, que mais parecem carcereiros, abusando de autoritarismo com seus “subordinados”.
Hoje, com o afastamento do núcleo gestor e a intervenção da SEDUC e SEFOR, os estudantes dão uma aula de protagonismo e reafirmam a força do Movimento Estudantil. Este exemplo serve para os estudantes que ainda convivem com ditadores, ao invés de diretores, em várias escolas no Ceará. Serve também para aqueles gestores que pensam serem donos das escolas e insistem em reinar com mão-de-ferro.
Seguiremos “derrubando reis”, em prol do Respeito e da Democracia nas escolas!
Assinam esta nota:
ACES – Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas
UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Grêmios Estudantis afiliados
Fonte: Blog da UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário