terça-feira, 13 de setembro de 2011

Redução de vagas na Câmara é debatida

Durante a palavra livre da sessão de segunda-feira, 12, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o vereador Marco Aurélio Viliczinski (PSB) falou de sua reunião com o prefeito Magno Bollmann para discutir sobre o repasse de verbas para a BRASPOL, para a construção da sede própria. Segundo o vereador, o governo da Polônia irá doar parte dos recursos, desde que haja uma contrapartida da Prefeitura, o que já está garantido. A obra deve custar cerca de 1,2 milhão de reais. A prefeitura já colaborou com a obra, doando o terreno para a mesma. O vereador informou ainda que está lutando para conseguir recursos junto ao Governo Estadual para implantar melhorias junto ao Centro Social Urbano de Serra Alta. Marco falou ainda de sua proposta de reduzir de 10 para 9 o número de vereadores no município. Para ele, é necessário ouvir a população acerca desse assunto para saber o que os eleitores querem, se é 9, 10 ou 15 vereadores.
Sobre o número de vereadores, a vereadora Adriane Eliza Ruzanowsky (PMDB) afirmou, em seu pronunciamento, que é favorável a manutenção das atuais 10 vagas, que aumenta a diversidade de partidos e de vereadores, o que, para ela, é salutar para a democracia. Adriane falou ainda sobre os problemas existentes quanto à falta de vagas nas creches municipais. Ela disse conhecer o problema, mas afirmou que a Secretaria de Educação deveria ter mais sensibilidade quando a distribuição destas vagas. Ela citou como exemplo o caso de uma mãe que necessita de uma vaga para seu filho, porém conseguiu somente a 15 km de sua residência.
Já o vereador Eduardo Antônio Rodrigues de Moraes (PP) destacou o sucesso da Schlachtfest, realizado no último final de semana, tanto em organização quanto na limpeza pública e na segurança. Sobre o número de vereadores, Moraes destacou que a redução não é o ideal, pois o povo perderia parte de sua representatividade com um vereador a menos. Ele destacou ainda o aumento no número de creches no município. “Sabemos que ainda existe falta de vagas, mas esse número está sendo reduzido”, avaliou.
A questão da folha de pagamento da Prefeitura, que deixou de ser impressa e agora somente é possível o acesso desses dados pelos servidores públicos via internet, foi debatida pelo vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB). Ele citou que muitas pessoas não possuem acesso à internet para poder acessar a sua folha de pagamento. “Muitas pessoas precisam de sua folha de pagamento para abertura de crediário, entre outros, e muitos servidores são penalizadas pela falta do documento”, citou. Sobre o número de vereadores em São Bento do Sul, Sieves citou que em Porto União houve aumento de 9 para 13 vereadores. “Aqui já tivemos 15 vereadores, então poderíamos retomar esse número”, avaliou. Para ele, a redução de 10 para 9 vereadores é demagogia. “Se for para reduzir, então vamos reduzir para 5, mas a representatividade da população também será muito reduzida”, defendeu o vereador. Ele lembrou que o Legislativo é necessário para poder fiscalizar as ações do Executivo municipal.

Fonte: http://www.cmsbs.sc.gov.br/2011/noticias/66-Redu%C3%A7%C3%A3o-de-vagas-na-C%C3%A2mara-%C3%A9-debatida

Nenhum comentário:

Postar um comentário