domingo, 19 de junho de 2011

Um “apelo aos alunos”

Professora Patricia Reis Siva,de Praia Grande, remete e-mail intitulado “Apelo aos alunos”,cuja íntegra segue:
“Aos alunos,
Primeiro pedi compreensão ao entrar em greve.
Depois, pedi apoio e paciência.
Agora peço que acreditem nos seus professores, não estamos em greve pra ficar em casa,
“de boa”. Não estamos em greve somente pelo dinheiro, é claro que ele é fator decisivo, mas a greve é por toda uma situação, de anos, que vem se agravando! Esse foi o momento decisivo.
Aquele momento em que você diz basta!
Aos alunos,
Gostaria que vocês refletissem com maturidade e pensassem naquelas aulas chatas das quais reclamam, naqueles professores ranzinzas dos quais não gostam, nas criticas feitas a escola, pela falta de material, pelas janelas e portas quebradas, pela falta de recursos, pela copiadora que quebra a toda hora, pela demora da escolha do diretor, pela troca constante de professores, pelos professores pouco qualificados… Reclamações tantas, ouvidas a todo tempo.
Já pensaram que talvez os professores se sintam encurralados, sem estímulos, sem expectativas, que por isso já não consigam mais dar boas aulas. Que não há diretor, por melhor que seja, que dê conta de colocar uma escola sucateada funcionar como se fosse uma escola de primeiro mundo. Aqueles que hoje vocês consideram bons professores têm poucos motivos pra continuar na escola pública. Um dos motivos com certeza é aquele idealismo que ainda carregam consigo. Mas a vida não se paga com ideais, infelizmente.
Por isso, dissemos: Basta! Estamos cansados de levar a educação nas costas, estamos cansados de nos sentir encurralados, desvalorizados. Cansamos de levar a culpa pelos insucessos de nossos alunos! Resolvemos ser professores de verdade e dar uma aula de cidadania!
Como ensinar aos alunos cidadania se nós professores nos enfiamos em uma sala de aula, com parcos recursos e aceitamos que a educação no estado chegue ao ponto que chegou?
Preciso pedir mais uma coisa… Desculpas! Por não termos tomado uma atitude antes, por deixar chegar a esse ponto, por vocês estarem sem aula! Acreditem, não há um só professor, aqueles que vocês consideram bons e os que consideram ruins, que não estejam, sim, muito preocupados com vocês alunos! Que não queira voltar pra sala de aula o quanto antes. Mas, não podemos! Não dessa forma, não nessas condições! Queremos voltar sim, valorizados como trabalhadores da educação. Só assim a aula de cidadania será completa!
Patricia dos Reis da Silva, Profª de Química – E.E.B.Bulcão Viana – Praia Grande.”

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67

Nenhum comentário:

Postar um comentário