sexta-feira, 24 de junho de 2011

“Governo democrático, educação de qualidade”

Eleni Lechinski, Professora de História da rede estadual , em Joinville,envia texto sob este título. Confira sua reflexão:
 
    “O movimento grevista do Magistério Catarinense se iniciou no dia 18 de maio de 2011. Já se consagra como um movimento histórico, sendo uma das maiores manifestações em Santa Catarina após o regime militar, findado em 1985. E é o primeiro para muitos professores da nova geração da Educação.
Fatos históricos têm evidenciado cada aspecto dessa luta. Em muitos momentos, ouviram-se discursos moderados com sorrisos revestidos, ao sabor da ditadura, postos em prática por canetas que bem podem substituir armas, as quais ameaçam e assassinam direitos constitucionais de cidadãos e cidadãs que trabalham arduamente nos processos de construção de uma sociedade mais justa para todos.
Um governo ditador com máscara de democrático não se sustenta por muito tempo, pois o povo massacrado aprendeu a gritar e, em meio aos gritos, as máscaras caiem ao chão. O poder desse (des)governo dissemina-se entre numerosos subditadores, anônimos e irresponsáveis, cuja tirania e corrupção tardam, mas não falham. Comungam da mesma visão de que a corrupção já está legalizada, por isso não haverá punições.
Considerando os avanços sociais dessa greve histórica, reprimida em muitos momentos pela tirania de um governo que foi eleito sob o contexto da democracia, é fatídico perceber que é chegada a hora de pensar na escola que se quer, o que se vai ensinar, como se deve ensinar e que indivíduo social se quer burilar. Essa é a maior bandeira do movimento, cujas reivindicações começam por um salário mais justo, que oportunize ao professor estender sua formação de forma digna. O Magistério acredita que é no investimento e na valorização da educação e de seus profissionais que se assenta o grande segredo para a busca de um mundo melhor, onde não exista desigualdade extrema e violência. Um mundo onde todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de formação e possam vislumbrar um futuro melhor.
Enfim, Senhor Governador, é na educação que está a grande semente do sucesso de seu governo, e se for de sua vontade, também o progresso do nosso Estado. Pense! A educação é o alicerce do progresso e da cidadania. É provado, estatística e historicamente, que todos os países respeitados como grandes potências investiram maciçamente em educação. É isso o que todos os educadores e educadoras em manifesto querem, e não é a tirania que trará a todos resultados positivos.

Eleni Lechinski, Professora de História Rede Estadual – Joinville/SC.”


Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67

Nenhum comentário:

Postar um comentário